Patriarca de Antioquia ao Patriarca Cirilo e ao Metropolita Onofre: “Nós choramos com vocês”

Damasco, 7 de junho de 2022

Foto: Facebook

Sua Beatitude Patriarca João X de Antioquia e de Todo o Oriente enviou recentemente cartas a Sua Santidade Patriarca Cirilo de Moscou e de Toda a Rússia e a Sua Beatitude Metropolita Onofre de Kiev e de Toda a Ucrânia, oferecendo-lhes seu apoio e suas orações neste tempo de guerra fratricida.

Trechos de ambas as cartas foram publicados na página oficial do Patriarcado de Antioquia no Facebook hoje.

Na carta ao Pat. Cirilo, consta:

Temos acompanhado com atenção o conflito atual. Como Vossa Beatitude bem sabe, nós também, lamentavelmente, somos familiarizados com a tragédia da guerra e compreendemos a dor de perder membros do rebanho em batalha. Oramos pelas almas de todos os que partiram e pelo bem-estar de todos cujas vidas foram profundamente afetadas pelo conflito.

Sob a liderança de Vossa Beatitude, a Igreja da Rússia tem sido, de forma constante, um grande apoio à Igreja de Antioquia durante nossos tempos difíceis, e oramos para que o Senhor continue a dar a Vossa Beatitude a força e a sabedoria para liderar a Igreja Russa durante os desafios que agora está enfrentando. Unimos nossa oração à de Vossa Beatitude para que o Espírito Santo traga rapidamente paz, reconciliação e cura a todos.

Foto: Facebook

Na carta ao Met. Onofre, consta:

Nós choramos com Vossa Beatitude — como Vossa Beatitude tem chorado conosco — pela devastadora perda de vidas entre o rebanho e  os compatriotas de Vossa Beatitude em conseqüência da guerra. Estamos todos muito familiarizados com a destruição violenta de igrejas; com a morte de clérigos, monges e fiéis; e com o deslocamento de civis de sua terra natal.

Neste momento sombrio, nossa oração constante está com Vossa Beatitude e toda a Igreja Ortodoxa Ucraniana, e toda a Igreja de Antioquia implora ao Espírito Santo, especialmente neste tempo de Pentecostes, que Ele desça e restabeleça a paz e traga a cura. Que o Senhor continue a guiar Vossa Beatitude na liderança da Igreja Ortodoxa Ucraniana nestes tempos difíceis.

A carta do Pat. João marca a primeira comunicação de um primaz ortodoxo com a Igreja Ortodoxa Ucraniana desde o Concílio realizado em 27 de maio em Kiev, no qual a Igreja Ortodoxa Ucraniana resolveu remover todas as menções de alguma relação com a Igreja Russa de seus Estatutos como reiteração e ênfase de sua independência e autogoverno.


Tradução: Fernando Xavier

Fonte: https://orthochristian.com/146574.html

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora