Heresias e Cismas Aparecerão nas Igrejas, nos Últimos Dias – Santo Ambrósio de Optina

Filho, saiba que nos últimos dias tempos difíceis virão; e, como diz o Apóstolo, eis que devido à pobreza na piedade, heresias e cismas aparecerão nas igrejas; e, como os Santos Padres predisseram, então nos tronos dos hierarcas e nos mosteiros não haverá homens que sejam testados e experientes na vida espiritual. Portanto, as heresias se espalharão por toda parte e enganarão a muitos.

O inimigo da humanidade agirá com habilidade e, sempre que possível, levará os escolhidos à heresia. Ele não começará rejeitando os dogmas da Santíssima Trindade, da divindade de Jesus Cristo ou da Theotokos, mas passará a distorcer de modo imperceptível os ensinamentos dos Santos Padres, ou seja, os ensinamentos da própria Igreja.

A astúcia do inimigo e os “métodos” (caminhos) dele serão percebidos por muito poucos — apenas aqueles que têm mais experiência na vida espiritual. Os hereges tomarão conta da Igreja, em toda parte, e nomearão os seus servos, e a espiritualidade será negligenciada. Mas o Senhor não deixará os Seus servos sem proteção. Na verdade, seu verdadeiro dever é a perseguição e a prisão de verdadeiros pastores; porque sem isso o rebanho espiritual não pode ser capturado pelos hereges.

Portanto, filho, quando você vir nas igrejas zombaria da lei divina, dos ensinamentos dos Santos Padres e da ordem estabelecida por Deus, saiba que os hereges já estão presentes. Esteja ciente também de que, por algum tempo, eles podem esconder as suas más intenções, ou podem disfarçadamente deformar a fé divina, para que sejam mais bem-sucedidos enganando e iludindo os inexperientes.

Do mesmo modo como perseguirão os pastores, perseguirão os servos de Deus, porque o diabo, que está dirigindo a heresia, não suporta a ordem divina. Como lobos em pele de cordeiro, serão reconhecidos pela sua natureza vangloriosa, pelo amor à cobiça e pela cobiça pelo poder. Todos esses serão traidores, provocando o ódio e a malícia em toda parte; e, portanto, o Senhor disse que será fácil reconhecê-los pelos frutos. Os verdadeiros servos de Deus são mansos, amam os irmãos e são obedientes à Igreja (à ordem, às tradições).

Naquele tempo, os monges sofrerão grandes pressões dos hereges, e a vida monástica será zombada. As famílias monásticas serão empobrecidas, o número de monges diminuirá. Os remanescentes sofrerão violência. Esses odiadores da vida monástica, que têm apenas a aparência de piedade, se esforçarão para arrastar os monges para o lado deles, prometendo-lhes proteção e bens mundanos (confortos), mas ameaçando de exílio os que não se submeterem. Por essas ameaças, os fracos de coração serão muito humilhados (atormentados).

Se você viver para ver esse tempo, alegre-se, pois naquele tempo os fiéis que não possuem outras virtudes receberão coroas simplesmente por permanecerem firmes na fé, de acordo com a Palavra do Senhor: “Todo aquele que Me confessar diante dos homens, Eu o confessarei diante do Meu Pai Celestial”. Tema ao Senhor, meu filho, e não perca esta coroa para não ser rejeitado por Cristo e lançado na escuridão absoluta e no sofrimento eterno. Permaneça na fé com coragem e, se necessário, suporte com alegria as perseguições e os outros problemas, pois somente então o Senhor estará ao seu lado… e os santos Mártires e os Confessores assistirão com alegria à sua luta.

Mas, naqueles dias, ai dos monges que estiverem ligados a posses e riquezas e que, por amor ao conforto, concordarem em se subjugar aos hereges! Eles acalmarão a própria consciência dizendo: salvaremos o mosteiro e o Senhor nos perdoará. Infelizes e cegos, nem lhes passa pela cabeça que através de heresias e hereges o diabo entrará no mosteiro e então ele não será mais um santo mosteiro, mas paredes nuas das quais a Graça irá embora para sempre.

Mas Deus é mais poderoso que o diabo e nunca abandonará os Seus servos. Sempre haverá cristãos verdadeiros, até o fim dos tempos, mas eles escolherão locais isolados e vazios. Não tema as adversidades; tema a heresia perniciosa, pois ela afasta a graça e nos separa de Cristo, pelo que Cristo nos mandou considerar o herege como um gentio e um publicano.

E, assim, fortaleça-se, filho, na Graça de Cristo Jesus. Com alegria, apresse-se para a confissão e suporte o sofrimento como o bom soldado de Jesus Cristo, para o qual foi dito: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.


Tradução: Fernando Xavier

Fonte: https://www.orthodoxytoday.org/blog/2019/10/heresies-and-schisms-will-appear-in-the-churches-in-the-last-days/

+ + +

Santo Ambrósio de Optina
ícone de Santo Ambrósio de Optina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: